Pure Print
Classical Printmaking in Contemporary Art

30 September to 2 October

Marcos Rizolli: Expanded Engraving

 

The argument Expanded Engraving should be for designating serial fixed images that no longer coincide with the engraving of the traditional procedures Arts: processes which include new features and technological generation and multiplication of images.
From tradition handmade, through the uses mechanical and mechanical photo, until we get to the computerized procedures (digital printer), the print shops act at the intersection between consciousness and language practice – in the visual  fields expanded.
In a dynamic of the studio, the aim is to reflect on the contemporary artistic creation: search, find the handmade methods or technology; faced with doubt of language issues to overcome technical, challenge the instrumental limits, to observe images, overlap ideas. Cut, cut out and paste – polishing the expression and doing expose the language. In a critical process, simultaneously of doing artistic.
In summary: to reaffirm the presence and permanence of fixed images in serial production system of the contemporary artistic languages ​​and to contribute for the exhibiting of a collaborative space of tension between handmade and mechanical; between mechanical and digital.
The universe of serial fixed images in harmony with the technological center line, inferred from nexus Control C – Control V assemblies contemporary imagery. Everything, in search of a new awareness for the Art of Engraving.

 

Programa Detalhado

 

Sessão I – 30/09

1 .Atividade Referencial:

O universo de descontinuidade figurativa e de fragmentação das imagens – originalmente propiciado pela colagem cubista e pelo ready-made dadaísta e pela produção fotomecânica de imagens, através da linguagem fotográfica e da foto-mecanização gráfica.

A Reprografia. Artistas e Máquinas: processos de coautorização.]

2.    Atividade Prática:

Ateliê de Recorte e Colagem. Experimentação com Imagens Prontas: exercícios expressivos, pautados pelo processo de seleção e combinação de imagens e formas – tudo, para a expansão do conceito de matriz física e em busca de significações artísticas contemporâneas.

 

Sessão II – 01/10

1.    Atividade Referencial:

As Infoimagens. Uma breve história procedimental. Apresentação do conceito de Gravura Expandida (expanded engraving), aplicada à geração artística de matrizes – ou arquivos – digitais, dispostas à impressão de imagens fixas seriadas.

2.    Atividade Prática:

Ateliê de Gravura Expandida. Experimentação de processos Control C – Control V de geração de imagens digitais. Instauração de um ambiente criativo que pretende ir além dos limites da expressão contemporânea da Gravura. Ações criativas integradoras de procedimentos materiais (técnicas manuais) e de processos digitais (softwares e ferramentas informáticas) – voltadas à definição de um discurso visual de base autoral.

 

Sessão III – 02/10

 1  Atividade Referencial:

Gravura Pós-Dígito. Prática de Linguagem: a minha Arte! (Reflexão crítico-criativa sobre a série autoral: Esféricos). Série artística, desenvolvida pelo Prof. Rizolli entre 2011-12 durante a realização de Programa de Pós-Doutorado, que inaugurou o argumento Gravura Pós-Dígito.

2.    Atividade Crítico-Criativa:

Apresentação e análise de Portfólio Individual, desenvolvido pelos alunos participantes – à partir da experimentação expressiva desencadeada pelos ateliês de Recorte e Colagem e de Gravura Expandida.

 

 Os participantes precisam de trazer:

um computador portátil

 

Expanded Engraving

com Marcos Rizolli
30 de setembro a 2 de outubro
Horário: 30/09 a 02/10   17:00 às 20:00
Vagas: 30

 

marcos2