Pure Print
Classical Printmaking in Contemporary Art

Workshop

 

1 to 4 October

Computacional Printmaking: Diogo Tudela + Carlos Azeredo Mesquita

 

Duração: 21 horas (4 sessões)

O workshop pretende explorar interligações entre práticas tradicionais de gravura e impressão, e as novas tecnologias associadas à produção de imagem. Os participantes serão introduzidos no uso de um software especificamente criado para o efeito – O PiranesiX-press – e convidados a desenvolver um corpo de trabalho que explore as suas possibilidades operativas. Todo o trabalho será enquadrado por contextualizações históricas e demonstrações práticas.

OBJETIVO: Familiarizar os participantes com as novas práticas de gravura computacional, de forma a ampliar as possibilidades quer dos meios tradicionais, quer dos novos ambientes tecnológicos da imagem.

 

Planeamento:

Sessão 1

[tarde] [todos os participantes]

1ª parte — Exposição

– História condensada da gravura e contextualização do aparecimento da água-forte

– Visualização e análise de exemplos (preferencialmente reproduções 1:1, Piranesi da

colecções da Faculdade e outros exemplos semelhantes)

– apresentação do tema a desenvolver pelos participantes na construção das imagens e

referências visuais

2ª parte — Técnica

– Método de construção das imagens – como funciona o “Piranesi X_press”, como usar o

Illustrator neste contexto

– distribuição do software pelos participantes

– análise de provas já produzidas com esta técnica

– preparação do papel

 

Sessão 2

[tarde] [todos os participantes]

– preparar chapas + preparação e aplicação do verniz

– revisão das imagens dos participantes / tirar dúvidas

– dar inicio à gravação de uma chapa

– demonstração de impressão (com chapas já previamente preparadas)

– se possível, iniciar acidulações

 

Sessão 3

[manhã+tarde] [acompanhamento individual dos participantes]

– gravação das chapas

– acidulação

– impressão

 

Sessão 4

[manhã+tarde] [acompanhamento individual dos participantes]

– gravação das chapas

– acidulação

 

Gravura computacional 

Diogo Tudela + Carlos Azeredo Mesquita

1  a 4 Outubro

 

Vagas: 8

Sala: Pavilhão de tecnologias – 303

Horário:

1 de Outubro – 14h00 – 18h00

2 de Outubro – 14h00 – 18h00

3 de Outubro – 09h00 – 13h00 / 14h00 – 18h00

4 de Outubro – 09h00 – 13h00 / 14h00 – 18h00

 

Material necessário a trazer pelos inscritos: computador