Entende-se este espaço como uma plataforma online que aloja várias atividades de investigação produzidas quer a partir dos diversos programas PURE PRINT, encontro internacional de Gravura, quer a partir de outras com a origem nas oficinas de técnicas de impressão e a este exercício contínuo de investigação associado.
Os vários participantes, de criadores convidados a estudantes, são chamados a colaborarem ou a proporem, numa extensa lista de projetos de difusão, formação e investigação, processos criativos e projetos de investigação tecnológica de curta duração. Para cada elemento fundamental abordado, pretexto tecnológico rotulado como ultrapassado ou mais recente aplicação digital desenvolvida, reduzem-se as distâncias entre os praticantes que ao Porto se deslocam, ativando aí hipóteses de compreensão e reflexão sobre técnicas, instrumentos, materiais, procedimentos e conceitos. Dos processos e das suas etapas, das conversas e das experiências, do confronto com os problemas de criação e dos saberes existentes, constrói-se uma evidência documental sobre o modo inequívoco como pela Gravura se cultiva o interesse por uma visualidade intensa, a mesma que desde a origem celebra a imagem impressa como experiência do único, reproduzido. Tais projetos envolvem vários formatos: textos de investigação, projetos editoriais, manuais, projetos gráficos como resultado de programas de artista em residência ou workshops, master class entre outros.
– Levantamento: o verniz brando na gravura em contexto reprodutivo e original
– Lázaro – Arqueologia de um património tecnológico de origem comercial
– Papel Marmoreado – Reprodução e criação em contexto oficinal na FBAUP
– Papel de Transporte – Produção e aplicação prática em contexto oficinal na FBAUP
– Gravura a Topo – História, produção e aplicação à publicação ilustrada
– Projecto sem nome – O cartaz com origem na gravura
– Casa Museu Abel Salazar / Musa Museo dell’Accademia Perugia: print collections and reproduction