IN Pure Print // 2015

IN PURE PRINT

International Printmaking Meeting: IN PURE PRINT

2 to 6 May 2016 Faculty of Fine Arts University of Porto

The aim of this international meeting is to create a space of print immersion within the city. Artists, theorists, curators will come to discuss the status of contemporary printmaking through the creation of an editorial project based both on the traditional, theoretical and historical standpoint still available in Porto city, and by proposing what can happen in the future.

Invited artists will deliver a series of talks and share experiences with participants during the production of the editorial project to take place. Sessions will be schedule in commercial print workshops, private collections.

O Encontro Internacional de Gravura, IN Pure Print decorrerá de 2 de maio a 6 de Maio de 2016 na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

O programa deste evento inclui:

  1. Exposição e desenvolvimento de um projeto editorial baseado na obra do fotógrafo, editor e gravador Marques de Abreu e da experimentação gráfica e fotográfica por ele consolidada. Através de convite a fotógrafos, arquitetos, ilustradores e escritores e a pretexto da criação de livro, pretende-se o efetivo encontro entre a gravura, a fotografia e a literatura, com o intuito de celebrar o processo e a herança gráfica e fotográfica de Marques de Abreu, quer na sua evidente relação com a cidade do Porto quer, especificamente, pelas ligações de proximidade que manteve com a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. O projeto coletivo baseia-se numa deriva experimental- gráfica e fotográfica- em torno da cidade do Porto, dos livros e das impressões e reproduções imagéticas, docuficcionais, que nela se potenciam.
  1. Organização de visitas e conversas em oficinas e outros espaços dedicados à apresentação e produção gráfica, de forma a dar a conhecer o património existente na cidade do Porto. Estes momentos promovem a partilha de conhecimentos sobre distintas tecnologias de impressão (desde a zincogravura, fotolitogravura, etc..), combinando  métodos de arqueologia tecnológica, já iniciados no âmbito do projeto Lázaro, para a criação de um ensaio poético visual, atento às variações de forma da imagem impressa e às alterações de significado nelas implícitas.
  2. PRINT PREVIEW, série de workshops temáticos destinado a preparar a semana mais intensa do ano e dar a conhecer aos aspirantes a praticantes formas de criação e reprodução a partir da gravura. A oferta destes é feita ao longo de dois semestres e baseia-se em formatos práticos e demonstrativos introduzidos nas oficinas de técnicas de impressão (2015-2017). Estes workshops procuram ainda, a par de uma introdução a uma intensa prática oficinal, a produção de resultados editoriais destinados a disseminar e documentar a investigação aplicada em curso.

O encontro internacional de Gravura, IN PURE PRINT, na sua terceira edição, persiste segundo um princípio: tornar a investigação aplicada em curso em espaço de imersão e criação. Nesta edição, a Gravura afirma-se na ironia da sua impureza, e usa do titulo- IN PURE PRINT- para mostrar como as combinações podem usar os meios puramente mecânicos da reprodução, ou interpretar de modo subordinado a propósitos artísticos subvertendo os seus princípios tecnológicos usuais em contexto comercial.

O encontro traz assim à superfície o desejo e fascínio pela experimentação tecnológica como suporte das artes impressas, e com outros autores, sejam estes escritores, fotógrafos, ilustradores, gravadores, colabora para celebrar uma contemporaneidade que investiga o possível e o impossível, o puro e o impuro, através do acesso ao património tecnológico e documental ainda existente na cidade do Porto. Uma das vertentes a ensaiar, situa-se na inclusão de sessões exploratórias da prática da impressão em contextos oficinais comerciais dispersos na cidade. A execução da publicação central combinando métodos de arqueologia tecnológica, levantamento de materiais e colaborações com profissionais (encadernadores, impressores, e outros) no ativo será o tema agregador desta semana.