IN Pure Print // 2015

PURE

 

Lázaro, o título escolhido para o projeto que serve de fundo ao IN PURE PRINT, e que evoca em simultâneo o local de trabalho de Marques Abreu (Jardim de s. Lázaro) e o personagem bíblico que por milagre renasce, é uma publicação/exposição que — através do convite a fotógrafos, arquitetos, ilustradores e escritores — procura fazer uma pequena história das imagens impressas num efetivo encontro entre a gravura, a fotografia e a literatura, com o intuito de celebrar o processo e a herança gráfica e fotográfica de Marques de Abreu, quer na sua evidente relação com a cidade do Porto quer, especificamente, pelas ligações de proximidade a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Em contexto académico, a depreciação da reprodutibilidade mecânica dos processos fotomecânicos, mantiveram, entre outros condicionalismos, tais tecnologias ausentes da formação e investigação em gravura. A exploração do processo de criação, das suas qualidades visuais em áreas tão especializadas manteve-se sempre dependente da colaboração editorial, identificada com oficinas e técnicos de mérito reconhecido, como é o caso português de Marques de Abreu, e o seu Atelier de Photogravura, com os propósitos comerciais de tais contextos editoriais a limitarem o âmbito e alcance das pesquisas autorais.

 

Captura de ecrã 2016-01-14, às 10.32.53

 

 

Captura de ecrã 2016-01-14, às 10.34.26

Levantamento documental de zincogravuras existentes nas coleções da FBAUP, integrado no projeto Lázaro, com apoio de técnico João Lima, e participação de mestrandas Lisa Penedo (MPGDE) e Mónica Araújo (MP). Conjunto de imagens retirados da tese para a obtenção de grau de mestre, de Lisa Penedo.

 

A hipótese da recuperação de tais tecnologias para a produção do livro impresso, clarifica-se nos moldes em que é entendido na sua vertente de auto-edição e edição limitada de autor, numa incursão mais criativa e instrumentalmente informada ao design editorial, e no sentido mais lato na possibilidade de aplicação deste tipo de produção gráfica aos mais variados projetos editoriais cuja construção matricial ganha com este tipo de processo criativo mais complexo e estimulante.

 

material_2MATRIZ_base

Os ensaios conduzidos replicam contextos oficinais industriais ou comerciais, em contexto oficinal FBAUP. Para o cumprimento deste propósito, a metodologia de trabalho adotada parte de uma arqueologia tecnológica, que elege numa primeira fase a identificação dos atuais processos fotomecânicos adotados nas oficinas em contexto académico, a documentação dos processos ainda usados em contexto industrial e, numa segunda fase, a recuperação de vasta literatura técnica sobre procedimentos atualmente em desuso.

Neste caso em particular, enunciamos como propósito a revisão dos processos e equipamentos de suporte, numa concretização inédita no contexto português, e a verificação da vitalidade e potencial criativo de um espectro de técnicas, agora em contexto académico, restrita aos foto polímeros, numa perspetiva futura de alargamento das possibilidades criativas de aplicação de tais processos na impressão de imagens gravadas de origem fotográfica e autográfica.

 

material_tintatransfer_1

 

Avaliação em curso de métodos de preparação de fórmulas fotossensíveis e superfícies de transporte da imagem:

 

matriz

MATRIZ_3matriz_ovo

Com o programa de trabalhos previsto obtiveram-se várias amostras sobre metal (cobre, zinco, alumínio) e a produção de vários tipos de positivos digitais relativos a imagens de origem fotográfica. As amostras dos processos testados e matrizes produzidas, assim como provas, estão compiladas em livro das oficinas.

 

[easingslider id=”527″]

 

[easingslider id=”1293″]