PROJECTO SEM NOME
O CARTAZ COM ORIGEM NA GRAVURA
(2010-2016)
–
[easingslider id=”950″]
Cartazes relativos à programação da Galeria dos Leões (2010-2016)
–
A partir de : quando o cartaz é projecto sem nome
Um cartaz pode começar a ser cartaz no preciso momento em que um designer entrega a sua versão digital para a sua edição. E quando o cartaz é pretexto para repensar a gravura?
Sobre os cartazes a que nos iremos referir, começamos por avançar, uns têm por origem a gravura, outros a aplicação de tecnologias de impressão disponíveis numa escola de artes. Parte exibe uma colisão de entendimentos, nem sempre óbvia a uma primeira leitura. Porque, dizer cartaz nas oficinas da FBAUP, ecoa bem mais do que diferentes técnicas de impressão. A partir de um projecto sem nome, um projecto que parece não ter existido, parte-se para uma reflexão à posteriori num exercício de empilhamento julgado necessário. Porque persiste o desconhecimento sobre as matrizes exactas a partir das quais certos objectos se formam, se acumulam, e se precisam. Porque necessário é conhecer o papel dos intervenientes envolvidos na sua criação. Pelo meio, clarifica-se como e porque apareceram estes cartazes. Insiste-se, o cartaz filho da gravura exige ser visto, tocado e colocado contra o cenário que o cria, a oficina de edição.
Para um histórico sobre este projecto consultar a exposição Tocar na imagem: o cartaz editado nas Belas Artes, em Agosto de 2011, e o projecto expositivo integrado no Print Camp.
Nota: o cartaz é entendido como dispositivo de interpretação e comunicação sobre o que pode ser uma oficina de edição numa escola de artes.
Publicação do artigo “O cartaz e outros expedientes – Expansão do espaço discursivo da gravura” da autoria de Graciela Machado (pág. 91)
–
[easingslider id=”1192″]
Cartazes da exposição Tocar na imagem
–
[easingslider id=”1194″]
Cartazes do projecto expositivo integrado no Print Camp
–
[easingslider id=”1209″]
Cartazes do evento Pure Print espalhados pelos vários locais da FBAUP
(última fotografia com cartazes colocados na FAUP – Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, no âmbito do workshop “Cooperative Edition”)
–
[easingslider id=”1284″]
Cartazes mais antigos e mais recentes
–
–
–
Criação de cartazes nas Oficinas de Técnicas de Impressão da FBAUP: processo
Cartaz para a exposição Quando se quer gravar
–
Cartaz para a exposição Aos Papéis
–
Cartaz para a semana Plein Air Week (Pure Print 2014/2015)
–
Cartaz “Heading – Produção com plotter”