SPACES

Oficinas de gravura

A oficina de gravura é um espaço ativo e acolhe actividades de investigação a partir dos formatos vinculados a uma prática oficinal: workshops, demonstrações, master class e programas de artista em residência. Nos arquivos é possível aceder às publicações PURE PRINT PUBLICATION, livros de oficinas  com espécimes obtidos, e vários outros documentos compilados com o objetivo de documentar e tornar acessível aos seus utilizadores a investigação aplicada em curso e intensa experimentação tecnológica aí desenvolvida.

Tal entendimento do espaço oficinal como uma plataforma de investigação, produção e criação, concretiza-se no acolhimento de programas como PURE PRINT, encontro internacional de Gravura, e a vários projetos de investigação e de prospeção (papel marmoreado, D’Après Abel Salazar) organizados  em estreita articulação com as actividades formativas  da FBAUP, e muito em particular com o ensino pós-graduado.

A existência de uma oficina de gravura ativa e reapetrechada de raiz na FBAUP, com fortes ligações com outros centros de Investigação e produção artística, tem o potencial para se afirmar como um ambiente flexível e especializado para a promoção de prática profissional relacionada com a prática artística, publicação independente, oficinas de edição, ensino, formação. Por outro lado, a existência de várias coleções (Coleção do fundo antigo e reservados)  de desenho e gravura na UP, assim como um arquivo de livro antigo intrinsecamente ligado a processos de impressão,  definem-se como outro fundamento aprofundar o conhecimento, a criatividade e o debate em torno desta cultura material.

O programa  PURE PRINT PORTO, tem como centro fundamental as oficinas de gravura da Faculdae de Belas Artes da Universidade do Porto. As mesmas sustêm e contribuem para um reconhecimento tecnológico e sua continua expansão. Investiga-se a gravura implicando as suas estratégias, os seus objectivos, os seus instrumentos, e conhecendo o seu património. O reconhecimento do espaço de atuação da gravura segundo o eixo de progressão  recriação, verificação e desenvolvimento, implica sempre outros espaços situados na FBAUP e fora dela.  A partir das oficinas,  e através do programa PURE PRINT , identificam-se novos cenários, procura-se o acesso a meios,  e  tempo de reconhecimento  de processos, práticas oficinais praticados em contextos artísticos, industriais, artesanais, museológicos e a possibilidade de validar as muitas aplicações e hipóteses de cruzamento e expansão.

 

Encadernadora António Sousa Oliveira Herdeiros 

Rua do Pinheiro 40, Porto.

 

 

Francisco Costa & Irmão – Produtos químicos

Rua de Belomonte 56, Porto.

 

 

Escovaria de Belomonte

Rua de Belomonte 34, Porto.