Graciela Machado


Professora auxiliar da FBAUP e Membro integrado Núcleo de Investigação em Desenho do I2ADS (Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade.
Licenciada pela ESBAP em Artes Plásticas Pintura em 1993, mestrado
em Gravura pela Slade School of Fine Art em 1996 e doutorada em Desenho
pela Facultad de Bellas Artes Universidad del Pais Vasco em 2007. Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e FCT.
Enquanto docente e investigadora responsável pela criação de estruturas académicas adequadas à criação nas práticas contemporâneas da impressão com plano integral de restruturação das oficinas de técnicas de impressão da FBAUP iniciado em 2008. Coordenadora e do PURE PRINT, encontro internacional de gravura(PURE PRINT 2013,  PURE PRINT 2014, PURE PRINT 2015, PURE PRINT 2017) a última edição na Universidade Complutense, Madrid. Esta plataforma de investigação internacional investiga o campo expandido da gravura e inclui ainda o apoio a projetos pluridisciplinares de investigação sobre aplicação de processos de impressão a suportes não convencionais iniciado com parcerias com outras áreas (Engenharia, ISEP, Arquitectura, FAUP) e com a indústria do vidro e betão (Sika, Cencal). Tem encetado várias colaborações em regime de curadoria editorial com investigadores, artistas e editores independentes, de modo a desenvolver novos produtos e processos aplicáveis ao contexto da auto-edição português. As suas propostas regulares de formação contínua na FBAUP e curadoria de exposições, tornam acessíveis à comunidade os resultados das pesquisas como é o caso dos papéis marmoreados, a gravura a topo no contexto da revista ilustrada portuguesa, entre outros. Os projetos mais recentes, incluem um reconhecimento de processos, metodologias e suportes e sua articulação com processos fotomecânicos compatíveis com espaços oficinais de produção artística numa arqueologia industrial sobre etapas e conhecimentos de contextos não artísticos, com particular atenção para o património gráfico da cidade do Porto.

Participou em várias mobilidades em instituições europeias, destinadas ao desenvolvimento de pesquisas e promoção de intercâmbio de competências e experiência de investigação, como Iceland Academy of the Arts, Universidade de Granada, Universidade Complutense, Universidadae de Vigo, Oslo National Academy of the Arts, The Eugeniusz Geppert Academy of Art and Design in Wrocław.

A sua atividade artística está centrada sobre a prática da gravura e questões de exploração do tempo, tecnologia e paisagem, e expõe com regularidade. Desenvolveu residências artísticas no Art Studio Itsukaichi Japão, Franz Masereel Centrum Bélgica , Oficina de gravura Bartolomeu Cid dos Santos Tavira.