Pure Print
Elements

Workshop

 

25 November, 2, 9 and 16 December

Diogo Tudela + Jonathan Uliel SaldanhaSpectral Print / Impressão Espectral

Graciela Machado + Catarina Marques (Printmaking technical support)

 

O workshop de Impressão Espectral propõe a exploração de uma causalidade sonora fundada no ruído e na materialidade da gravura. Abordando a imagem enquanto espectro sonoro e recorrendo a processos de tradução computacionais, esta formação visa a criação de pequenas peças sonoras recorrendo à gravura enquanto suporte e ferramenta de composição.

 

Evitando a proclamação de qualquer tipo de correspondência inequívoca entre som e imagem, o workshop de Impressão Espectral visa importar para a composição sonora a materialidade inerente ao leque de resultados gravura. Nesse sentido, a possibilidade de diálogo surge através de um reposicionamento das imagens, tratando-­‐as como objetos de análise sonora.
A análise espectral do som visa a decomposição de um determinado sinal nos seus elementos constituintes mais simples, produzindo inadvertidamente imagens complexas de elevada plasticidade, os espectrogramas. Por definição, o espectrograma reserva o seu comprimento à representação da dimensão temporal dos conteúdos analisados, utilizando a sua altura para expor as frequências que compõe o sinal decomposto. Por fim, o conteúdo cromático da análise afigura a amplitude de cada um dos elementos expostos.
Através de ferramentas computacionais é possível inverter o sentido do processo de análise, transformando-­‐o num processo de criação. Nessa abordagem o espectrograma é interpretado de forma a reconstituir digitalmente o som que o originou, contudo, neste processo de ressintetização, qualquer imagem pode ser reinterpretada enquanto um espectrograma, produzindo por isso um objecto sonoro inteligível e singular. Nesse sentido, produzem os resultados sonoros mais interessantes imagens de elevada textura, amplitude cromática, ruído e volumetria; características facilmente atingíveis pela gravura.

 

Enquanto testemunho, a formação visa a produção de um dubplate de 10’’ onde estarão compiladas as composições sonoras realizada por cada formando. A peça será ainda acompanhada por um livro de artista onde se catalogam as imagens responsáveis pela produção das peças.

 

Objectivos
a) Exploração da dimensão material da gravura, valorizando o seu carácter experimental.
b) Compreensão de uma causalidade operável entre a composição visual e sonora.

 

Duration: 4 days (3 h per day) from 17h to 20h

 

Programa detalhado para cada sessão:

Dia 1 – 25/11: Apresentação do Workshop; Apresentação Técnicas de Impressão; Espectrogramas Dimensão Física do Som; Apresentação do convidado Jonathan Uliel Saldanha; Demonstração e exercícios de software.

Dia 2 – 2/12: Experiências de composição (Desenho); Produção de pequenas imagens/tiras de teste (Gravura); Conversão Sonora / Ressintetização; Análise dos Resultados.

Dia 3 – 9/12: Produção da Imagem Final. Conversão Sonora / Ressintetização.

Dia 4 – 16/12: Audição dos resultados; Alinhamento do dubplate/livro de artista com Márcia Novais.

Please visit Spectral Print / Impressão Espectral

Spectral Print / Impressão Espectral

Diogo Tudela e Jonathan Saldanha

25 November – 16 December

Schedule: 25/11 – 17:00 to 20:00 | 2/12 – 17:00 to 20:00 | 9/12 – 17:00 to 20:00 | 16/12 – 17:00 to 20:00

Vacancies: 16 (14 for master’s students + 2 extra)

Room: Technology Pavilion – 303

 

10708623_775455662512608_6795949375946561674_o