Pure Print
Elements

CURSO: ARTES DO PAPEL (MÓDULO 1) – PAPEL COMO SUPORTE: CONSERVAÇÃO E EXPOSIÇÃO

 

cha0

 

meli 1

Imagens anteriores fotografadas por João Lima

artesdopapel2

 

artesdopapel3_reduzida

Horário: 5 sessões (15 Horas) | 24 a 28 novembro 2014  | de seg. a sex. | 18h00-21h00

 

Formadores: Ana Freitas e Luís Nunes

 

INSCRIÇÕES ATÉ 17 DE NOVEMBRO 2014 em formcontinua@fba.up.pt ou a partir do

+351 225 192 416 http://fbaupformacaocontinua.wordpress.com/

 

Objetivos: Tendo como base técnicas clássicas de conservação, preservação e restauro de documentos gráficos (todos os objetos de produção artística, que têm como suporte o papel), neste módulo abordam-se as condicionantes e soluções para a apresentação e produção de documentos gráficos em exposição. Os formadores, a conservadora e restauradora Ana Freitas, da Reitoria da Universidade do Porto, e o curador Luís Nunes, do Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, transmitem os conhecimentos nesta área com base em desenhos e gravuras das coleções existentes. A conservação preventiva de uma folha, a sua limpeza, o seu restauro, e a sua posterior apresentação em exposição são os tópicos de interesse deste módulo, contextualizadas no âmbito da conservação preventiva de documentos gráficos. Técnicas clássicas de intervenção e restauro, que se encontram em constante estudo e evolução, quer tecnológica, química e processual. Pequenas ações de limpeza, de consolidação do papel, de remoção de colas, assim como de limpeza superficial, serão demonstradas e esplanadas, para posterior emprego por parte dos formandos. Curioso será, a adaptação destas técnicas de conservação e restauro, à atual produção artística, uma vez que vários dos seus processos, poderão servir como um media à produção da Gravura, do Desenho e da Pintura. As soluções expositivas, são também um tópico do maior interesse neste módulo de formação, uma vez que compreende a apresentação de documentos gráficos por diferentes soluções expositivas, recorrendo a métodos de charneira em papel japonês Kozo, (charneira em V e T), como sistema de suspensão e fixação reversível de documentos gráficos em passe-partout para posterior emolduramento, ou então afixação direta sobre a parede, ou outros suportes que sejam convenientes e propícios à apresentação da obra a ser exposta, quer contemporânea, quer atual. Soluções de montagem de papel sobre Madeira, o Chine-collé (de pequeno e grande formato), a montagem de papel sobre tecido, secagem de papel por engradamento, e montagem de papel sobre parede, são métodos puros e clássicos para a apresentação de objetos de obra gráfica. Estas técnicas, apresentadas no contexto museológico, respeitador da conservação de objetos para a sua posteridade, são um factor que implicam que todos os métodos e colas empregues sejam reversíveis, e inócuos à obra em papel.

 

Conteúdos:

#1 Conservação preventiva – ate 5 objectos da colecção (grafite/carvão/tinta/aguarela/sépias) – exemplares fornecidos pelos formandos   / contextualização da acção de conservação preventiva e restauro / diferentes tipologias de objecto artístico (material gráfico) / materiais de limpeza e conservação de objectos gráficos / prática (demonstração de limpeza, consolidação)

#2 Colas / tylose (contextualização, preparação, objectivos para aplicação, demonstração) / cola animal (coelho) (contextualização, preparação, objectivos para aplicação, demonstração) / gelatina purificada (contextualização, preparação, objectivos para aplicação, demonstração) / Eva com R (derivado do PVA) (contextualização, preparação, objectivos para aplicação, demonstração) / amido (contextualização, preparação, objectivos para aplicação, demonstração) / tapioca (Yamato) (contextualização, preparação, objectivos para aplicação, demonstração)

#3 Exposição: métodos de montagem / charneira japonesa V e T sobre passe-partout / charneira japonesa V e T em parede / cantos em papel kozo / magnetos / melinex / pergaminho / fita cola isenta de ácido / cantos (execução ou comerciais) / colagem em madeira / colagem em honey board / mesa / vitrine / estendal de baren / passe partout, emolduramento / sistema de molas / sistema de esferas

#4 Acondicionamento e preservação / regras para o acondicionamento de objetos de material gráfico

 

image003

Imagem com trabalhos da artista Akiko tanigushi (https://www.facebook.com/akitanica)

retirada de Exposição “Pure Print – Gravura Clássica na Arte Atual”

 

 

 

10700377_793973453994162_3384842472757382581_o

Livro Antigo ––
Osteografia e miografia della testa, mani e piedi del corpo umano, 1779
presso Antonio Cattani
incisore Piacentino

[OSTEOGRAFIA / E / MIOGRAFIA / DELLA / TESTA, MANI, E PIEDI / DEL / CORPO UMANO / IN MIFURA NATURALE / CON IL CATALOGO / DE’NOMI PROPRJ / DI TUTTE LE SUE PARTI. / [––] / IN BOLOGNA / [––––] / PREFFO ANTONIO CATTANI INCIFORE PIACENTINO. 1779.]

reg.129
cota. D-6-28

Objecto pertencente à Colecção de Arte da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto [Livro Antigo], que servirá de objecto de estudo ao curso, para identificação e avaliação de procedimentos de conservação, pelos formadores Ana Freitas e Luís Nunes.

 

1959255_785568788167962_9048216662132077283_n

10805633_785569044834603_2678779153814407689_n

10257570_781929311865243_7476765208197917541_o