Pure Print
Elements

Research

–   Pure Print Elements is committed with a mission of advancing research and innovation in the interdisciplinary practices of the artist’s book, printmaking, engaging the participants through lectures, workshops, exhibitions, artists in residence programs and publications.

In addition, Pure Print program contributes to Printmaking Studio’s sustainability initiatives, academic curriculum and continuous engagement with alumni that over the past years have been following its events, in a continuum of available technologies and ideas.

m1

Pure Print assume-se como uma plataforma online que aloja várias atividades de investigação produzidas quer a partir dos 6 meses de programação do Pure Print Elements, encontro internacional de Gravura, quer a partir de outras com a mesma origem e a esta associada. As áreas abrangem a gravura, a publicação, livros de artista, conservação e produção de papel, artes do livro (encadernação, técnicas de impressão aplicadas)

Os vários participantes, de criadores convidados a estudantes, são chamados a colaborarem ou a proporem, numa extensa lista de projetos de difusão, formação e investigação, processos criativos e projetos de investigação tecnológica de curta duração. Para cada elemento fundamental abordado, pretexto tecnológico rotulado como ultrapassado ou mais recente aplicação digital desenvolvida, reduzem-se as distâncias entre os praticantes que ao Porto se deslocam, ativando aí hipóteses de compreensão e reflexão sobre técnicas, instrumentos, materiais, procedimentos e conceitos. Dos processos e das suas etapas, das conversas e das experiências, do confronto com os problemas de criação e dos saberes existentes, constrói-se uma evidência documental sobre o modo inequívoco como pela Gravura se cultiva o interesse por uma visualidade intensa, a mesma que desde a origem celebra a imagem impressa como experiência do único, reproduzido. Tais projetos convertem-se em: textos de investigação, projetos editoriais, manuais, projetos gráficos como resultado de programas de artista em residência, entre outros.

m2

O atual programa do Pure Print Elements, definido prioritariamente a partir dos formatos vinculados a uma intensa prática oficinal, presentes na primeira edição do Pure Print Classical Printmaking in Contemporary Art, assegura o adequado registo documental e certifica-se que a partilha e exponenciação de um conhecimento fortemente baseado na experimentação tecnológica se mantém para lá dos meses em que dezenas de criadores se deslocam às oficinas de técnicas de impressão e vários outros espaços com este articulado. Aí, os mesmos limites técnicos de um dia à dia atarefado são verificados a par de uma abordagem crítica aos aspetos concetuais implícitos à prática da impressão contemporânea.

O termo Research subentende-se assim nos restantes ícones. Destacamos o novo item How to (como), destinado a documentar e publicar através de manuais a investigação aplicada em curso e a criação de um apartado especifico para as publicações geradas pelos vários workshops ou programas de artista em residência dedicados a este tema.

As atualizações são sucessivamente colocadas online com a documentação gerada por cada tipo de projeto.